Missão

A Associação Lusa de Criadores de Aves é uma associação jovem, criada a 10 de Janeiro de 2011, com o objectivo de preencher a profunda lacuna existente no associativismo português no âmbito da criação das aves de capoeira e ornamental.

Temos feito por ter, desde o primeiro momento, um papel activo no trabalho de criação realizado pelos nossos associados, de modo a tornar-nos uma entidade nacional de referência, potenciando o encontro e intercâmbio de experiências entre sócios e a comunidade em geral, procurando assim contribuir para a criação e preservação de aves em cativeiro de um modo orientado e poder intervir de forma representativa, em momentos de decisão importantes para este sector.

A Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira é uma associação aberta e dinâmica onde todos os sócios têm o seu espaço, onde podem e devem contribuir de forma activa para que todos os anos, a ALCAC cresça mais e possa assim contribuir de forma significativa para dar uma visão nacional e internacional, ao trabalho que todos nós fazemos como criadores. Para isso temos como objectivo uma exposição/concurso anual de aves de capoeira e ornamentais, e uma exposição bienal Luso-Espanhola, que coincidirá com a exposição/concurso anual, onde será integrada uma exposição/concurso monográfico de raças autóctones portuguesas. Nesta exposição os associados da ALCAC terão a possibilidade de expor os seu animais, ou simplesmente visitar a exposição gratuitamente.

Partimos para este projecto já com a vontade expressa pela Federação Espanhola de Avicultura, Colombicultura e Cunicultura de Raças Autóctones (FESACOCUR) e com a Associação de Avicultores da Estremadura espanhola em colaboração com a Câmara Municipal de Ribera del Fresno (Almendralejo), para a realização da primeira Bienal Luso-Espanhola de Avicultura.

Estamos a promover um conjunto de iniciativas que alertem os nossos associados e a população em geral, para a importância da implementação de medidas que respeitem o bem estar animal. Para que seja possível a criação de aves de um modo direccionado, disponibilizamos um serviço de anilhas oficiais para identificação dos animais dos nossos associados tendo como principio a selecção e melhoramento das raças.

Pretendemos passo a passo e com a participação de gente determinada, consciente, com boa vontade, que valorize iniciativas desta natureza, desenvolver cada vez mais uma associação formada de gente amiga que traga ideias, sugestões e propostas que ajudem a dinamizar uma Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira que seja de todos.

Categoria: